Você sabe o que é flap e como escolher o ideal para a sua embarcação?

Você já ouviu falar em flap? Esse acessório é utilizado em barcos e proporciona mais estabilidade durante a navegação, seja para compensar a distribuição do peso ou a alternância da velocidade. Geralmente, seu uso é indicado em embarcações acima de 25 pés. Trata-se de uma espécie de prancha de metal ou aço inoxidável, que é colocada no espelho da popa e acionada em situações específicas, conforme veremos a seguir.

O tamanho dos flaps varia conforme o tipo de embarcação. O acessório, que funciona como um hidrofólio, costuma ser procurado pelos donos de embarcações que detectam certa dificuldade em controlar o trim quando há mais peso a bordo. Ou seja, o flap é responsável por realizar movimentos de baixo para cima, no sentido vertical, através de seu braço hidráulico. Dessa forma, atua diretamente na massa de água sob o casco do barco, gerando maior estabilidade em alto mar.

Os flaps auxiliam em três momentos distintos:

  • Eles podem ser acionados para corrigir desequilíbrios laterais na embarcação, principalmente naquelas menores a 40 pés com problemas na distribuição do peso a bordo.
  • Em dias de mar agitado, eles podem ser acionados para deixar a navegação mais tranquila e segura. Nesse caso, ajusta a proa ou as laterais da embarcação contra a ondulação em excesso das águas.
  • Para entrar em planeio e chegar à velocidade de cruzeiro, os flaps são acionados para auxiliar na navegação, principalmente quando o peso a bordo está muito alto ou mal distribuído.

Como escolher o flap ideal?

O uso do flap proporciona inúmeros benefícios durante a navegação. Entre eles, poupar o motor e reduzir o tempo de transição da embarcação são aspectos melhorados e que contribuem para a economia de combustível. Porém, é importante estar atento à escolha do flap para cada tipo de barco. Afinal, instalar um acessório com dimensões erradas, menores do que o necessário, prejudicará o desempenho final.

Para acertar na escolha, uma dica é optar por um flap com aba medindo uma polegada para cada pé de comprimento do barco. Além disso, existem flaps hidráulicos e eletromecânicos. Cada um deles tem particularidades, porém, os primeiros costumam ser utilizados em embarcações com mais de 25 pés.

Os dois tipos podem ser instalados com painel indicativo, no qual suas posições são informadas através de ponteiros, LEDs e displays digitais. O acionamento dos flaps, em ambos os casos, ocorre por meio de um painel de comando, que deve estar sempre acessível a quem está pilotando o barco.

Leia também: Design impactante: conheça três embarcações de tirar o fôlego!

Na Mondblu Yachts, pensamos em todos os detalhes para transformar a sua experiência a bordo. Saiba mais sobre nossas embarcações em www.yachtsmondblu.com.br.

Agência Kaizen de Marketing Digital
Agencia Digital
Chame no Whatsapp